sexta-feira, 3 de agosto de 2007

A pior pobreza é a pobreza de espírito

Todos nós já tivemos concerteza algumas situações do nosso dia-a-dia que de uma forma ou de outra nos levam a questionar esta vida que levamos.

Será que vale tudo ? Será que valores nobres como a lealdade, respeito, honestidade, amizade são valores menores na sociedade de hoje ?

Quero acreditar que possamos estar em "crise" de valores, mas num "estado" não irreversivel e portanto possivel de recuperar.

Quero acreditar que possamos todos pelo menos tentar no dia-a-dia respeitar mais, ser amigos, sermos leais, sermos reais e não superficiais e amorfos.

Infelizmente para todos nós , o homem actual vive, sem sombra de dúvidas, em função do seu próprio ego, que, na maioria das vezes, não cabe em si mesmo.

Mas afinal, somos mesmo melhor que os outros ? Valemos mais que eles? Fazemos melhor que os outros ? A maioria de nós não tem a humildade de admitir que errou, que interpretou mal, que fez juizo precipitado de alguem ou de algo, que possa ter ofendido ou magoado alguém com uma atitude ou comportamento.

A maioria de nós não avança em favor de ninguém mesmo que saiba concerteza que seria atitude moral mais correcta.

A maioria de nós faz ‘acordos’ de circustancia ou de troca de favores com aqueles que no nosso entendimento poderão dar mais ‘status’, reconhecimento social ou outra coisa qualquer.

Mas então, o que é preciso para que os seres humanos evoluam e sejam melhores pessoas? Mais educação? Menos materialismo? Mais respeito? Mais humildade ?

Enfim, valorizamos demais a nossa vida, os nossos pensamentos, o nosso ‘percurso’, e, por isso não valorizamos os demais. Esquecemos muito rápidamente que somos um ser humano como todos os outros, com qualidades e defeitos.

Para concluir, O Homem precisa olhar mais para o céu e deixar de ser tão céptico, egocêntrico e ganancioso. O espírito deve ser o último a ser miserável.

O grande problema da maioria das pessoas não é de todo a probreza material, mas sim a probreza de espírito.

Sem comentários: